1 de agosto de 2007

Brasilianisierung der gesellschaft

O titulo quer dizer mais ou menos "abrasileiramento da sociedade".
Recebido por mail em 30 de março de 2007, da minha irm que estuda urbanismo na alemanha.

"Olá!

Ontem na faculdade, assistindo uma aula, dei de encontro com um termo usado aqui, no meio academico, que nao conhecia: "Brasilianisierung der Gesellschaft" (brasileiramento da sociedade). Aparentemente existe até um livro sobre o tema deste termo (devo tê-lo em maos na próxima semana). Meio que perdí o chao, pois realmente fiquei muito surpresa e triste com isso. Que o Brasil é o país do futebol, todo mundo sabe aqui também. Mas que o Brasil é usado para expressar-se uma diferenca social crescente, com todos os problemas que dela surge, isso eu nao esperava. Para mim isso é meio como um tapa na cara. Quer dizer, nao somos a África, onde nao há dinheiro. Somos talvez o país no mundo onde a riqueza monetária é pior dividida. Por que nao se usa o termo Saudiarabismo? Talvez porque se trata de uma monarquia. Os alemaes nao querem mal ao Brasil por usar este termo. Vejo muita simpatia pelo Brasil no mundo academico por aqui. Mas está é uma realidade para eles muito clara. Uma realidade para a qual muitos brasileiros nao olham.

Quem sabe este termo chega um dia por aí. Isso seria legal, pois tudo que vem da Europa é melhor ... quem sabe vindo daqui todo o brasileiro tome consciência do real problema desta sociedade!

beijos"

Um comentário:

Breno disse...

Pois é, por acaso achei teu blog. Esta expressão não é nova para mim. Assisti a uma conferência de Beck em Helsinki, e a novidade era essa: que as sociedades européias estavam se "abrasileirando", no seu pior significado: aumento da desigualdade social, abandono da solidariedade e fracasso das políticas de bem estar.